Higiene Ocupacional

Avaliação de agentes químicos:

A avaliação de agentes químicos visa quantificar as exposições por substâncias químicas e material particulados capazes de se manterem dispersos no ar, que possam penetrar no organismo por via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, fibras, gases e vapores. Estas avaliações são realizadas através de bomba de amostragem de ar, que possuem compensação de fluxo constante e aplicabilidade em alta e baixa vazão, com certificado de proteção a RFI/EMI (interferências a radiofrequências e eletromagnéticas) e intrinsecamente seguras, possuindo o instrumento certificado de calibração em conformidade com a Rede Brasileira de Certificação (Inmetro/RBC).

Avaliação de ruído ocupacional:

A avaliação de ruído no ambiente de trabalho, visa identificar os níveis de pressão sonora emitidos por fontes pontuais ou difusas, através de um audiodosímetro que atenda aos critérios e procedimentos de avaliação estabelecidos pela Fundacentro através da NHO – 01 e NR – 15 em seu anexo 01 simultaneamente, possuindo o instrumento certificado de calibração em conformidade com a Rede Brasileira de Certificação (Inmetro/RBC).

Avaliação de vibração ocupacional:

A avaliação busca mensurar as vibrações localizadas (sistema mão-braço) e de corpo inteiro, aplicáveis a quaisquer situações de trabalho em que a vibração é transmitida ao corpo do trabalhador. Para identificar o risco a problemas relacionados a coluna vertebral e síndrome da vibração em mãos e braços (SVMB), esta avaliação é realizada com um medidor de vibração ocupacional que atende aos requisitos da NHO – 09 e NHO – 10 da Fundacentro, bem como a NR – 15 em seu anexo 08, ISO 5349, ISO 2631, possuindo o instrumento certificado de calibração em conformidade com a Rede Brasileira de Certificação (Inmetro/RBC).

Avaliação de calor:

A avaliação de calor visa identificar situações em que as condições de estresse térmico comprometam a saúde e efetividade no exercício do trabalhador. Esta avaliação é realizada com um termômetro de globo através do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo – IBUTG, atendendo aos critérios e procedimentos de avaliação estabelecidos pela Fundacentro através NHO – 06, NR – 15 em seu anexo 3, bem como a ISO 7726:1998, ISO 7243:2017, possuindo o instrumento certificado de calibração em conformidade com a Rede Brasileira de Certificação (Inmetro/RBC).

Avaliação dos níveis de conforto:

A avaliação para conforto nos ambientes de trabalho visa a aplicação de instrumentação específica para balizar o controle de parâmetros normalizados estabelecidos pela NR – 17 Ergonomia, tais como Índice de iluminação, acústica, temperatura efetiva, umidade relativa do ar e velocidade do vento. O parâmetros previamente demonstrados, são estudos complementares a Análise Ergonômica do Trabalho – AET.